Serviços

Raio X Digital

A RADIOLOGIA DIGITAL é um valioso meio de diagnóstico,  que consiste na recolha de informação das diferentes estruturas do corpo humano, convertidas em imagens visíveis bidimensionais.

Conforme as diferentes estruturas que atravessa, os raios X provocam imagens diferentes nas películas. De uma forma simples pode-se dizer que o osso absorve os raios X provocando uma  imagem em branco na película. Os diversos tons de  cinzento correspondem a diferentes estruturas dependendo das suas densidades.

Os exames de raios X, realizam-se em lugar apropriado, podendo ser usadas várias posições conforme a região a estudar, não sendo de uma forma geral, necessário qualquer tipo de preparação. As grávidas, devem informar previamente o responsável médico.

Tipos de Rx que fazemos:

– RX do Tórax: permite o estudo dos pulmões, coração, estruturas vasculares, esqueléticas (costelas, esterno, clavícula) e partes moles. Não necessita de qualquer preparação.

– RX do Abdomen: permite o estudo das diferentes estruturas desta região, nomeadamente a distribuição gasosa do sistema gastro-intestinal, estruturas vasculares, esqueléticas, partes moles e visualização de corpos estranhos, entre outras. Não necessita de qualquer preparação.

– RX da Coluna Vertebral: permite o estudo das estruturas esqueléticas e partes moles dos diversos segmentos da coluna. Não necessita de qualquer preparação.

– RX dos Seios Perinasais: permite o estudo das estruturas esqueléticas e partes moles, nas diferentes posições. Não necessita de qualquer preparação.

– RX dos Ossos e Articulações: permite o estudo das estrututas esqueléticas, articulações e partes moles dos diversos segmentos, nomeadamente do crânio, dos membros superiores  e inferiores. Não necessita de qualquer preparação.

– RX coluna vertebral em filme extra-longo e medição dos membros inferiores em filme extra longo

Mamografia

É realizada sempre sobre orientação médica, de forma sistemática em dupla incidência para cada seio, face cranio-caudal e perfil médio-lateral. Se necessário, o perfil, bem como outras variantes técnicas, nomeadamente a compressão localizada, perfil invertido e a magnificação (macro), são realizadas.

Todos os casos que suscitam dúvidas, são submetidos a dupla leitura médica e discutidos em equipa, procurando dessa forma a melhor orientação para as atitudes sequenciais a adotar e consequente aconselhamento às pacientes.

Ecografia

Ecografia é um método diagnóstico que utiliza o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo.

 

Ecografia abdominal ♦ Ecografia partes moles ♦ Ecografia renal ♦ Ecografia vesical ♦ Ecografia mamária ♦ Ecografia tiroide ♦ Ecografia prostática ♦ Ecografia supra-púbica ♦ Ecografia trasretal ♦ Ecografia pélvica ♦  Ecografia endovaginal 

 

Ecografia obstétrica 

A ecografia Doppler utiliza o mesmo princípio e permite avaliar a circulação sanguínea fetal, placentária e do útero materno, assim como apreciar a qualidade das trocas maternofetais e o bem estar fetal.

A ecografia permite obter informações indispensáveis a uma gravidez que se pretende e deseja normal: idade exata da gravidez, números de fetos, evolução do crescimento com apreciação da qualidade das trocas entre a mãe e o feto utilizando-se o Doppler, estudo da morfologia fetal. Ecodoppler / Ecografia Obstétrica 3/4D.

Biópsias Dirigidas

O procedimento para diagnóstico, é a obtenção de uma ou mais amostras de tecidos de qualquer parte do corpo retirando um pequeno fragmento do tecido lesado para estudo anátomo-patológico e diagnóstico histológico.

Doppler a Cores

Ecocardiograma e Eco Doppler são áreas sub-especializadas dentro da Ultrassonografia (Ecografia). São exames realizados por um Médico Especialista em Angiologia, Cirurgia Vascular e Cardiologia.

Consiste na aplicação cardíaca dos ultra-sons para estudo das partículas em movimento, nomeadamente do fluxo sanguíneo, quer seja arterial ou venoso. Trata-se de um exame que permite realizar a observação cardíaca em tempo real, e em que associado à técnica Doppler, torna possível uma avaliação dinâmica de fluxos cardíacos.

Esta tecnologia derivada dos ultra-sons (Eco-Doppler) permite avaliar o fluxo do sangue dentro dos vasos arteriais e venosos em vários pontos do corpo (abdómen, membros, carótidas), sendo portanto, utilizada para determinar e quantificar a permeabilidade desses vasos em tempo real.

Este exame tem largas aplicações no sistema circulatório, arterial e venoso, tanto a nível do abdómen, como dos vasos do pescoço e dos vasos dos membros superiores e inferiores, com particular relevância nos estudos do fluxo carotídeo, do fluxo arterial dos membros inferiores e vasos abdominais, e no estudo das insuficiências venosas dos membros inferiores.

 

– Eco-Doppler Carotídeo e Vertebral: consiste na avaliação das artérias carotídeas comuns, externas e internas, bem como das vertebrais, na região extracraneana (cervical). Não é necessário qualquer preparação.

– Eco-Doppler Arterial dos membros Inferiores ou Superiores: avalia as várias artérias dos membros. Não é necessário qualquer preparação.

– Eco-Doppler Venoso dos Membros Inferiores ou Superiores: avalia o sistema venoso superficial e profundo dos membros. Não é necessário qualquer preparação.

– Eco- Doppler Escrotal ou do Cordão Espermático: avalia as estruturas vasculares desta região, bem como dos testículos e epidímos . Não é necessário qualquer preparação.

– Eco-Doppler da Aorta Abdominal e Artérias Ilíacas: avalia estas artérias sendo aconselhável jejum de 6 horas e limpeza intestinal (introdução de Microlax).

Ecocardiografia

Este exame de ultra-sons é realizado por um médico Cardiologista e consiste numa ecografia do coração em movimento, permitindo uma avaliação não só morfológica das camaras cardiacas, mas igualmente hemodinâmica dos fluxos trans-valvulares, adquirindo-se assim informação diagnóstica precisa.

 

Não é necessário qualquer preparação para este exame.

Densitometria Óssea

O Valor de DMO (Densidade Mineral Óssea) é um indicador fundamental para diagnosticar do estado do esqueleto de um paciente. A incidência e prevalência da osteoporose e por consequência das fraturas, aumentam substancialmente com a idade, de tal modo que cerca de 40% das mulheres menopáusicas são osteoporóticas.

A Densitometria Óssea – é uma técnica que permite medir a quantidade de osso nas diferentes partes do esqueleto e predizer assim o risco de possíveis fracturas. É ainda possível monitorizar as modificações na densidade mineral óssea devido a doenças que interferem no metabolismo ósseo ou na resposta a terapêuticas, com o intuito de minimizar os efeitos da Osteoporose.

O exame é efectuado numa mesa semelhante à do Raio X convencional, sendo o varrimento quer da coluna quer do colo do fémur efetuado, em determinadas posições, por um feixe muito colimado de radiação X.

TAC Multicorte

A TAC, é um método complementar de diagnóstico por imagem, que utiliza raios X.

A observação de uma série de imagens, em que cada uma representa uma secção ou “fatia” do corpo, é obtida através do processamento por computador da informação recolhida.

Os órgãos e aparelhos mais frequentemente observados em Tomografia Computorizada são o tórax (pulmões, mediastino), o abdómen (fígado, baço, pâncreas, rins, tubo digestivo), as extremidades (membros, coluna vertebral, articulações), o sistema venoso central (cérebro e espinal medula) e face e pescoço (laringe, boca, faringe, ouvidos, seios peri-nasais).
Há ainda técnicas especiais com recontruções em 3D, com no Angio-TAC (Visualização das artérias) Uro-TAC ( rins e vias urinárias) e Colonoscopia Virtual (Intestino grosso).

Análises Clinicas

Unilabs

As análises clínicas são um meio complementar de diagnóstico muito importante colocado à disposiçãoda medícina.

Consistem, fundamentalmente, na detecção e/ou medição de determinadas substâncias ou microorganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

Electrocardiogramas

O traçado eletrocardiográfico simples é efectuado em sistema computorizado, permitindo o seu arquivo e envio electrónico.

Os estudos com prova de esforço são efetuados em tapete rolante, sempre supervisionados por médico cardiologista.

O ECG é um exame rápido, indolor, de fácil execução . É um procedimentos diagnóstico de rotina, completamente seguro e sem qualquer efeito secundário.

Holter

Consiste num registo electrocardiográfico continuo durante um período de 24 horas.

O seu objectivo principal é diagnosticar arritmias itermitentes e a sua relação com possíveis sintomas.,

Ao paciente é colocado um aparelho eletrónico, ligado a eletrodos no torax, que vai registar durante o período de um dia todas as alterações ocorridas, associadas a episódios do dia-a-dia, e a sintomas, que o paciente deve tomar nota e mencionar quando terminado este período.

Deverá ser fornecido um diário para preencher e durante as 24 horas deve fazer a sua vida normal, excepto tomar banho. Deve seguir as instruções dadas pelo técnico.

Após as 24 horas deve voltar à clínica para lhe ser retirado o equipamento. O registo ECG será analisado pelo técnico com o auxilio de um programa de computador e revisto pelo médico Cardiologista, para ser elaborado um relatório final.

Não é necessária qualquer preparação , mas deve usar roupas confortáveis e largas nas 24 horas em que utilizar o aparelho.

Mapa

O MAPA é o registo nas 24 horas da pressão arterial, durante a atividade diária normal. Permite ao seu Médico verificar se é hipotenso ou se está bem controlado pelo tratamento. Pode também ser útil para correlacionar as suas queixas/sintomas com alterações da pressão arterial.